Carnaubal

 

História

O território no qual Carnaubal esta localizado era habitados por nações indígenas como os tupistabajarastupinambás e tapuias (cararijus),.[6]

Os primeiros contatos dos nativos com os portugueses, aconteceram via Pero Coelho de Sousa em 1603/1604 e depois vias os Padres Francisco Pinto e Luiz Figueira em 1607.[7] Padre Francisco Pinto viria a ser assassinado onde hoje se encontra o território de Carnaubal em 11 de janeiro de 1608 [8] por índios Tocarijus instigados pelos franceses que mantinham contatos na região por meio da Feitoria da Ibiapaba.

 

O núcleo habitacional do qual surgiu a cidade sede deve-se a um aldeamento no século XVIII e com a construção da Capela de Nossa Senhora do Rosário no século XIX.

Tornou-se município, desmembrando-se de São Benedito, quando a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará aprova a Lei Nº3.072, de 22 de julho de 1957.

Em 03 de outubro de 1958, Francisco Horácio Brito foi eleito primeiro Prefeito de Carnaubal.

Atualmente a Família Melo, é uma das maiores e mais importantes famílias da cidade, tendo desde políticos até ruas em homenagem a membros dessa família.