HISTÓRICO

 

 

               Fundada como 5ª DERE – Delegacia Regional de Desenvolvimento do Ensino, a atual CREDE 05 está localizada na SERRA DA IBIAPABA, uma região atraente em riquezas naturais que ocupa uma área de 5.071,142 km² e chega a altitude máxima de 954m em relação ao nível do mar. Tem como sede a cidade de Tianguá, distante 320 km da capital cearense, município com área de 908,893 km², com aproximadamente 75. 946 habitantes. A Crede 05 abrange os municípios de Carnaubal, Croata, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, Ipu, São Benedito, Tianguá, Ubajara e Viçosa do Ceará, somando um total de 9 (nove) municípios.

 

                A 5ª DERE era composta por escolas estaduais e conveniadas e tinha como objetivo, orientar as unidades escolares de 1.º e 2.º Graus da rede de ensino estadual e órgãos municipais de Educação, na sua área de abrangência. Sua meta era uma assistência técnica pedagógica e administrativa. Em 1996, foram extintas as 14 DERES e foram criados 21 (vinte e um) Centros Regionais de Desenvolvimento da Educação – CREDES, sendo contemplado Tianguá com o de nº 05, seu papel na região é articular e coordenar a execução das políticas e diretrizes traçadas pela SEDUC além de desenvolver a cooperação técnica com os Municípios e as Escolas.

 

                 Atualmente tem a frente desse trabalho um Coordenador Regional, apoiada pelos Orientadores de Células, assessores e técnicos desenvolvendo as ações gerais. A Célula Administrativa Financeira – CEGAF onde estão inseridas as ações administrativas, financeiras, gestão de pessoas e tecnológicas. A Célula de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem – CEDEA que tem como função coordenar, assessorar e acompanhar as políticas educacionais e projetos desenvolvidos nas escolas estaduais, primando pelo ensino e a aprendizagem significativa dos alunos. A Célula de Cooperação com os Municípios – CECOM trabalha na perspectiva de colaborar e assessorar as secretarias de educação dos municípios de sua abrangência. O Núcleo de Tecnologia Educacional – NTE, é responsável por oferecer formação continuada e/ou à distância para professores e gestores das escolas públicas facilitando a utilização pedagógica das tecnologias na escola garantindo assim, a melhoria da aprendizagem e a inclusão digital na comunidade escolar e local.